quinta-feira, 25 de julho de 2024


Mobilização e escuta no Quilombo do Livramento.

No dia 9 de julho de 2024, o Comitê de Cultura da Paraíba realizou uma ação de mobilização e escuta no Quilombo do Livramento.
Durante a visita, foram apresentados os objetivos do Comitê, seguidos de um debate sobre os projetos, ações e necessidades da comunidade.

Em uma ação de formação, a professora doutoranda em História, Chyara Charlote, ministrou palestra sobre Políticas Públicas Culturais, abordando seu contexto e a força dos movimentos no Brasil.

Essa ação foi coordenada pela Academia Princesense de Letras e Artes, uma organização da sociedade civil (OSC) parceira e integrante do Comitê de Cultura da Paraíba.

 Apresentação do novo Comitê de Cultura na Paraíba

A comunidade cultural da Paraíba foi apresentada ao novo Comitê de Cultura no dia 17 de julho. O evento aconteceu na sede da Associação Cultural Balaio Nordeste, no centro de João Pessoa. Dentre os convidados estavam o Secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Santos, que falou da importância do Comitê para o fomento à cultura; Henrique Sampaio, vice-presidente da Balaio Nordeste; Rejane Nóbrega, representante do Escritório do Ministério da Cultura na Paraíba; Marcus Alves, da Funjope; Denize Sampaio, representando a Balaio Nordeste; e Mestre Fernando Trajano, representante dos Coletivos Populares.


Maracatu Nação Pé de Elefante/Divulgação

Na ocasião, houve apresentações de vários grupos culturais, como Maracatu Nação Pé de Elefante, representantes da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste e AjaMulher. Também houve espaço aberto para os participantes apresentarem suas artes.


O Comitê de Cultura é composto por redes e agentes que incluem coletivos, instituições e representantes do poder público, articulados por organizações da sociedade civil. Essas entidades articuladoras foram selecionadas por meio de editais e estabeleceram parcerias com o Ministério da Cultura para realizar diversas atividades culturais. Na Paraíba, a rede é composta pela Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBL) de João Pessoa, o Centro de Formação Humana e Social (CENFHS) de Campina Grande e a Academia Princesense (APLA) de Princesa Isabel. A atuação se dá a partir de quatro eixos: mobilização e redes, formação, apoio e assessoramento, e comunicação social.

Programa Nacional de Cultura: Os comitês são uma iniciativa do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), lançado pela Secretaria dos Comitês de Cultura e vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Por meio do PNCC, busca-se criar um ambiente mais inclusivo e participativo, onde a sociedade pode contribuir ativamente para a formulação e implementação de políticas culturais.



Assessoria



Mesa solene

Representante da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste 

Cordelista Claudete Gomes

Grupo AjaMulher

terça-feira, 16 de julho de 2024

A comunidade cultural da Paraíba será apresentada ao novo Comitê de Cultura na próxima quarta-feira, dia 17 de julho, às 18h30. O evento acontecerá na sede da Associação Balaio Nordeste, situada na Rua Maciel Pinheiro, 32, no centro de João Pessoa.

 

O Comitê de Cultura é composto por redes e agentes que incluem coletivos, instituições e representantes do poder público, articulados por organizações da sociedade civil. Essas entidades articuladoras foram selecionadas por meio de editais e estabeleceram parcerias com o Ministério da Cultura para realizar diversas atividades culturais. 

 

Na Paraíba a rede é composta pela Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBL) de João Pessoa, Centro de Formação Humana e Social (CENFHS) de Campina Grande e Academia Princesense (APLA) de Princesa Isabel. A atuação é a partir de quatro eixos: mobilização e redes, formação, apoio e assessoramento, e comunicação social.

 

As atividades serão direcionadas para atores culturais, com especial atenção para mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, negros, indígenas e PCDs. Essa atenção será direcionada para territórios prioritários sediados por João Pessoa, por Campina Grande e por Princesa Isabel. 

 

Os comitês são uma iniciativa do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), lançado pela Secretaria dos Comitês de Cultura e vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Em todos os estados brasileiros os comitês visam ampliar o alcance das políticas públicas culturais, fortalecer a democracia e fomentar a participação cidadã, tanto nas políticas socioculturais quanto no âmbito do Sistema Nacional de Cultura (SNC). Por meio do PNCC, busca-se criar um ambiente mais inclusivo e participativo, onde a sociedade pode contribuir ativamente para a formulação e implementação de políticas culturais.

 

Geanne Lima

Assessoria