quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Comitê de Cultura na Paraíba estará presente na Feira da Diversidade em Mangabeira e no Festival Alumiô neste Sábado


Comitê de Cultura na Paraíba estará presente na Feira da Diversidade em Mangabeira e no Festival Alumiô neste Sábado


Neste sábado, 21 de setembro, o Comitê de Cultura na Paraíba estará presente na 2ª Feira da Diversidade, que acontece no Centro Cultural Mangabeira Tenente Lucena, localizado na Av. Josefa Taveira, S/N. O evento terá início às 13h, com previsão de término às 17h. O Comitê também marcará presença no Festival Alumiô, que será realizado no Largo São Frei Pedro Gonçalves, em frente ao restaurante Vila do Porto, a partir das 17h.

Durante os eventos, o Comitê realizará um mapeamento dos agentes culturais, com o objetivo de discutir propostas futuras que possam fortalecer e valorizar os projetos culturais de cada setor artístico. A ideia do mapeamento é também elaborar estratégias para atender às necessidades específicas do setor cultural, promovendo um ambiente de diálogo e colaboração entre os profissionais da área.

“O mapeamento de agentes culturais é uma ferramenta fundamental para a organização e fortalecimento do setor cultural. Ele permite identificar quem são os indivíduos, grupos e organizações que atuam na produção, promoção e difusão de atividades culturais em uma determinada região”, afirmou Silvana de Ávila, coordenadora metodológica do Comitê de Cultura na Paraíba

Sobre os Comitês - São uma iniciativa do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), lançado pela Secretaria dos Comitês de Cultura e vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Em todos os estados brasileiros os comitês visam ampliar o alcance das políticas públicas culturais, fortalecer a democracia e fomentar a participação cidadã, tanto nas políticas socioculturais quanto no âmbito do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

PNCC - objetiva criar um ambiente mais inclusivo e participativo, onde a sociedade pode contribuir ativamente para a formulação e implementação de políticas culturais. Na Paraíba a rede composta pela Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBL) de João Pessoa, Centro de Formação Humana e Social (CENFHS) de Campina Grande e Academia Princesense de Letras e Artes (APLA) de Princesa Isabel. A atuação é a partir de quatro eixos: mobilização e redes, formação, apoio e assessoramento, e comunicação social. As atividades dos Comitês são direcionadas para atores culturais, com especial atenção para mulheres, população LGBTQIAPNb+, negros, indígenas, culturas populares e PCDs. Essa atenção será direcionada para territórios prioritários sediados por João Pessoa, por Campina Grande e por Princesa Isabel.