segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Comitê de Cultura na Paraíba se reúne sexta-feira (27) com Agentes Culturais de Pedras de Fogo

 

Comitê de Cultura na Paraíba se reúne sexta-feira (27) com Agentes Culturais de Pedras de Fogo

 

A comunidade cultural de Pedras de fogo se reunirá com Comitê de Cultura na próxima sexta-feira, dia 27 às 15h. O evento acontecerá no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O objetivo é escutar e discutir sobre necessidades desses agentes e motivá-los a agir coletivamente em prol de causas comuns e atingir objetivos específicos no âmbito cultural.

Essa será a primeira reunião na cidade de Pedras de Fogo, a partir da escutas dos agentes culturais, o Comitê de Cultura pretende fazer um planejamento de como intervir no local de modo que possa contemplar as necessidades culturais desses agentes.

As atividades do Comitê serão direcionadas para atores culturais, com especial atenção para mulheres, pessoas LGBTQIAPNB+, negros, indígenas e PCDs. Essa atenção será direcionada para territórios prioritários sediados por João Pessoa, por Campina Grande e por Princesa Isabel.

O Comitê de Cultura é composto por redes e agentes que incluem coletivos, instituições e representantes do poder público, articulados por organizações da sociedade civil. Essas entidades articuladoras foram selecionadas por meio de editais e estabeleceram parcerias com o Ministério da Cultura para realizar diversas atividades culturais.

Na Paraíba a rede é composta pela Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBL) de João Pessoa, Centro de Formação Humana e Social (CENFHS) de Campina Grande e Academia Princesense Letras e Artes (APLA) de Princesa Isabel. A atuação é a partir de quatro eixos: mobilização e redes, formação, apoio e assessoramento, e comunicação social.

Os comitês são uma iniciativa do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), lançado pela Secretaria dos Comitês de Cultura e vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Em todos os estados brasileiros os comitês visam ampliar o alcance das políticas públicas culturais, fortalecer a democracia e fomentar a participação cidadã, tanto nas políticas socioculturais quanto no âmbito do Sistema Nacional de Cultura (SNC). Por meio do PNCC, busca-se criar um ambiente mais inclusivo e participativo, onde a sociedade pode contribuir ativamente para a formulação e implementação de políticas culturais.


Geanne Lima

Assessoria