quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Capital Paraibana recebeu Oficina Territorial sobre o Novo Plano Nacional de Cultura do MinC

O encontro aconteceu nos dias 3 e 4 de dezembro e teve a participação de gestores, lideranças e produtores culturais do estado  
O Ministério da Cultura (MinC), por meio do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), do Escritório Estadual do MinC e em parceria com o Comitê de Cultura da Paraíba, promoveu a oficina territorial do Plano Nacional de Cultura (PNC). O encontro realizado nesta terça (3) e quarta-feira (4), na sala Vladimir Carvalho do Centro Cultural Energisa, em João Pessoa (PB), foi destinado aos fazedores de cultura e à sociedade civil que tem interesse pela cultura.

Durante a atividade, os participantes discutiram sobre os oito eixos do novo PNC: Gestão e Participação, Fomento, Patrimônio, Formação Infraestrutura, Economia Criativa, Bem Viver e Justiça Climática e, por fim, Cultura Digital e Direitos Digitais. Esses debates começaram em março, na 4ª Conferência Nacional de Cultura. A partir dessas conversas foram propostas metas para guiar as políticas públicas culturais no país.

Para Rejane Nóbrega, coordenadora do Escritório Estadual local, “o Plano Nacional de Cultura só tem legitimidade se for construído com a plena participação da sociedade civil organizada, de gestores e de todos os atores da cultura”. E completou: “Sendo assim, a prerrogativa maior do Sistema Nacional de Cultura é a gestão compartilhada, e só se faz gestão compartilhada se tiver troca e a sociedade puder falar suas proposições”.

As oficinas territoriais são espaços de aprendizagem e construção coletiva que buscam promover a participação ativa de pessoas, comunidades ou grupos em processos de desenvolvimento local, geralmente acontecem em contextos territoriais específicos. Por isso, o MinC está fazendo o circuito das oficinas territoriais para colher mais propostas e contribuições em todos os estados.

“O Plano Nacional de Cultura é extremamente importante, principalmente para municípios pequenos que têm poucos recursos”, afirmou Larissa Soares, secretária de Cultura do Município de Caldas Brandão (PB). Segundo ela, essa política vai direcionar metas e objetivos para beneficiar os fazedores e artistas locais.

A programação começou com a abertura dos trabalhos e a apresentação do percurso do Plano Nacional de Cultura. Na quarta, aconteceu a realização das oficinas para construção das metas e objetivos do PNC. A programação artística foi feita por Natan Nunes, Reisado de Zabelê e Coco do Mestre Benedito.


terça-feira, 26 de novembro de 2024

Ministério da Cultura Promove Oficina na Paraíba para Elaboração do Plano Nacional de Cultura

 

 Ministério da Cultura Promove Oficina na Paraíba para Elaboração do Plano Nacional de Cultura

O encontro acontecerá nos dia 03 e 04 de dezembro e terá parcipação dos fazedores de cultura e sociedade civil do Estado.

Nos dias 03 e 04 de dezembro, o Ministério da Cultura (Minc), em colaboração com Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), o Escritório Estadual do Minc e o Comitê de Cultura da Paraíba, promove a Oficina Territorial do Plano Nacional de Cultura da Paraíba. 

O  encontro será realizado na sala Vladimir Carvalho do Centro Cultural Energisa e é destinado aos fazedores de cultura da Paraiba e a sociedade civil que tenha interesse pela cultura. O foco do encontro será a colaboração para o texto base do novo Plano Nacional de Cultura que já passou por várias etapas de construção e tem como ponto de partida as contribuições da 4ª Conferência Nacional de Cultura

As oficinas territoriais são espaços de aprendizagem e construção coletiva que buscam promover a participação ativa de pessoas, comunidades ou grupos em processos de desenvolvimento local. Elas geralmente acontecem em contextos territoriais específicos e objetiva envolver moradores na criação de soluções para problemas comuns, na valorização de aspectos culturais locais e na promoção de um desenvolvimento sustentável e inclusivo.

A programação será da seguinte forma: dia 03 abertura dos trabalhos com a apresentação do percurso do Plano de Culura e no dia 04 serão realizados as oficinas para construção das metas e objetivos do Plano Nacional de Cultura (PNC). A programação artística será feita por Natan Nunes, Reisado de Zabelê e Coco do Mestre Benedito. 


segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Comitê de Cultura na Paraíba se reúne com Agentes Culturais de Conde na quarta –feira (27)


 A comunidade cultural de Conde se reunirá com Comitê de Cultura da Paraíba no próximo dia 27 de novembro às 15h, na Biblioteca Comunitária do mar. O objetivo realizar um processo de escuta dos agentes culturais locais sobre as necessidades de acesso e implementação de ações e políticas públicas culturais para o município de Conde.

Essa será a primeira reunião na cidade de Conde, partir da escutas dos agentes culturais, o Comitê de Cultura pretende fazer um planejamento de como intervir no local de modo que possa contemplar as necessidades culturais desses agentes. Na ocasião também terá apresentação do grupo de cultura popular Mamulengo Estrela do Norte

O Comitê de Cultura é composto por redes e agentes que incluem coletivos, instituições e representantes do poder público, articulados por organizações da sociedade civil. Essas entidades articuladoras foram selecionadas por meio de editais e estabeleceram parcerias com o Ministério da Cultura para realizar diversas atividades culturais. 

Os comitês são uma iniciativa do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), lançado pela Secretaria dos Comitês de Cultura e vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Em todos os estados brasileiros os comitês visam ampliar o alcance das políticas públicas culturais, fortalecer a democracia e fomentar a participação cidadã, tanto nas políticas socioculturais quanto no âmbito do Sistema Nacional de Cultura (SNC). Por meio do PNCC, busca-se criar um ambiente mais inclusivo e participativo, onde a sociedade pode contribuir ativamente para a formulação e implementação de políticas culturais.

terça-feira, 12 de novembro de 2024

Comitê de Cultura da Paraíba junto com o Movimento Negro da Paraíba realizará o primeiro Festival das Negritudes em João Pessoa



O que é o Festival das Negritudes da Paraíba?

O Festival das Negritudes é um evento que celebra a riqueza cultural, histórica e social das populações negras e suas contribuições para a sociedade, e tem como objetivo promover a valorização da identidade negra, fomentar a consciência sobre questões raciais e fortalecer a herança africana. 

Como surgiu a ideia do Festival?

As ações alusivas ao dia Consciência Negra, que tradicionalmente seguem uma agenda nacional, anteriormente aconteciam de forma isolada. Através das ações de mobilização e articulação do Comitê de Cultura da Paraíba com coletivos, grupos e agentes culturais do movimento negro de João Pessoa, visualizamos a potencialidade em unificar essas ações em um Festiva das Negritudes.

Quando vai acontecer?  

O Festival das Negritudes vai acontecer de 16 a 23 de novembro em alguns pontos da cidade de João Pessoa que inclui centro histórico, centro e zona sul. 

Como se constitui a Programação? 

O Festival traz em sua programação dança, música, turismo, oficinas, teatro dentre outras atividades. 

Qual a importância do Festival?

O Festival das Negritudes tem uma importância significativa por vários motivos, especialmente no contexto de valorização da cultura afrodescendente. Aqui estão alguns pontos que destacam sua relevância:

1. Promoção da Identidade e Cultura Afrodescendente

O festival celebra as expressões culturais e artísticas de comunidades negras, promovendo a valorização da herança africana e afro-brasileira. Isso inclui música, dança, gastronomia, artes visuais e muito mais.

2. Conscientização e Reflexão Social

Realizado no contexto da Consciência Negra, o evento trabalha temas como racismo, igualdade de direitos e justiça social, ajudando a sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão e do respeito à diversidade.

3. Valorização de Artistas e Produtores Negros

Ao dar espaço para que artistas e produtores negros mostrem seu trabalho, o festival combate a invisibilidade histórica dessas vozes na indústria cultural e fomenta oportunidades para novos talentos.

4. Fortalecimento das Comunidades

O festival também contribui para o fortalecimento das comunidades locais, ao promover iniciativas que gerem renda e estimulem a economia criativa, além de fortalecer o sentimento de pertencimento e identidade cultural.

5. Educação e Transmissão de Conhecimento

Por meio de palestras e debates, o festival se torna um espaço de aprendizagem e troca de experiências, educando o público sobre a riqueza e a diversidade das culturas afrodescendentes.

Esses fatores tornam o Festival das Negritudes uma plataforma essencial para a promoção da igualdade racial e para o fortalecimento da identidade cultural.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA


SÁBADO 16/11/2024

14H INTERVENÇÃO CÍRCULO DE TAMBORES E DIVULGAÇÃO LOCAL: PRAÇA RIO BRANCO

MAPEAMENTO DE AGENTES E COLETIVOS CULTURAIS


DOMINGO 17/11/2024

9H30 TURISMO HISTÓRICO /FELIPE COUTINHO - CAMINHADA JAMPA NEGRA APUAMA - CENTRO HITÓRICO DE JOÃO PESSOA

📍PONTOS DE PARADA DO ROTEIRO:

* CENTRO CULTURAL SÃO FRANCISCO;
* PRAÇA BARÃO DO RIO BRANCO;
* PONTO DE CEM RÉIS;
* PRAÇA PEDRO AMÉRICO;
* ACOLHIMENTO CULTURAL NO INSTITUTO POMPEU ( PRAÇA ANTENOR NAVARRO);
* ENTRE OUTRAS.

VAGAS LIMITADAS
INGRESSO GRATUITO PELO LINK: https://www.sympla.com.br/evento/caminhada-jampa-negra-festival-das-negritudes-apuama/2733950

SEGUNDA 18/11/2024

15H IFÉ ECONOMIA INTEGRADA (FEIRA DE ARTESANATO AFROINDIGENA), COORDENAÇÃO ANDRÉA GISELE E EDNA DINIZ

16H CELEBRAÇÃO FESTIVAL DAS NEGRITUDES:

A PARTIR DE 20H30

ESPETÁCULO LIVRE "MEU EU, UM CICLO ANCESTRAL " COM ROBSON OLIVER E GRUPO REBULIÇO

DANÇA AFRO COM ROGÉRIO GOMES

SHOW SANDRA BELÊ (PROJETO MÚSICA PARA TODOS - EMENDA IMPOSITIVA 047/2022)

LOCAL - PRAÇA DO COQUEIRAL - MANGABEIRA


TERÇA 19/11/2024

14H ÀS 16H - OFICINA SAMBA NO PÉ COM GIULLIA DANCE

LOCAL: ASSOCIAÇÃO CULTURAL BALAIO NORDESTE


14H ÀS 16H - OFICINA SAGRADO FEMININO - A CURA DO VENTRE COM VERÔNICA LOURENÇO ONIWOSAN

LOCAL: ATELIÊ MULTICULTURAL ELIOENAI GOMES
RUA DA AREIA 155


LINK PARA INSCRIÇÃO DAS OFICINAS: https://forms.gle/eeHRTiuJ1XoZMr5k8

16H - HONRARIA ABDIAS DO NASCIMENTO

19H - SHOW - MARACATU PÉ DE ELEFANTE E GRUPO AFROBRASILIDADES

AJEUM DA NEGRITUDE - COMIDA TAMBÉM É REZA - SÔNA MENEZES
ANCESTRALIDADE E SABORES

LOCAL: ASSOCIAÇÃO CULTURAL BALAIO NORDESTE


QUARTA 20/11/2024

19H ATO PÚBLICO "AUTO DOS ORIXÁS - YAÔ, CORPO SAGRADO" COORDENAÇÃO ELIOENAI GOMES

LOCAL: ENCRUZILHADA DA RUA VISCONDE DE PELOTAS COM VIADUTO DAMÁSIO FRANCA


QUINTA 21/11/2024

13H30 - OFICINA TURBANTES COM ANDRÉA GISELE
LOCAL: ASSOCIAÇÃO CULTURAL BALAIO NORDESTE

15H30 - VI MARCHA DA NEGRITUDE UNIFICADA DA PARAIBA
"DEMOCRACIA E MEMÓRIA PARA O POVO NEGRO: EQUIDADE RACIAL E REPARAÇÃO".

16:00h CORTEJO COM MARACATU MARACASTELO ATÉ O ANEL INTERNO DO PARQUE SOLON DE LUCENA:

FALA INICIAL DAS LIDERANÇAS NEGRAS PARA APRESENTAR A MOTIVAÇÃO DAQUELA AÇÃO PARA A SOCIEDADE

16H30 INÍCIO DAS APRESENTAÇÕES COM INSTITUTO AFRO DANCE
17H MC NEGRÃO E CONVIDADOS: JR MC, BRIELY MC
17H30 KALU E MC IRLA E CONVIDADOS
18H SHOW COM ESCURINHO
19:00h ENCERRAMENTO

CONCENTRAÇÃO PRAÇA PEDRO AMÉRICO EM FRENTE AO TEATRO SANTA ROZA


SEXTA 22/11/2024

10H ÀS 12H OFICINA TRANÇA NAGÔ COM VIVI DE ÈSÚ

13H ÀS 15H OFICINA DE CANTO AFROBRASILEIRO COM HELAYNE CRISTINI

13H ÀS 15H OFICINA MAKAPERKUN PERCUSÃO COM O USO DE MATERIAL RECICLADO - MAURÍCIO MAKAPERKUN

LOCAL: ASSOCIAÇÃO CULTURAL BALAIO NORDESTE


21H BAILE AFRO COM A PARTICIPAÇÃO DE:

BALLROOM JP - PERFORMANCE
GRUPO RAÍZES
LAIZ DE OYÁ - ENCRUZILHADA FÊMEA
NEGA PRETA
VIVI DE ÈSÚ E SIDNEY RUFINO - PERFORMANCE DE TERREIRO

LOCAL: ATELIÊ MULTICULTURAL ELIOENAI GOMES
RUA DA AREIA 155


SÁBADO 23/11/2024

13H CENA PRETA

FEIRA PRETA DUDÙ ITE - PB
GRUPO DE CULTURAPOPULAR E CAPOEIRA ANGOLA BERIMBAU VIOLA
ESPETÁCULO "O REIZINHO NEGRO"
NORDESTE GROOVE
MOVIMENTA BALL 3
LAÍZ DE OYÁ - ENCRUZILHADA FÊMEA

LOCAL: PRAÇA DA PAZ

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Comitê de Cultura da Paraíba realiza roda de conversa sobre Programação do Festival das Negritudes no Contexto Cultural Paraibano

 


Comitê de Cultura da Paraíba realiza roda de conversa sobre Programação do Festival das Negritudes no Contexto Cultural Paraibano

O Comitê de Cultura da Paraíba convida você para uma roda de conversa especial no dia 11 de outubro de 2024, às 14h. O encontro, que acontecerá na sede da Associação Cultural Balaio Nordeste, localizada na Rua Maciel Pinheiro, nº 32, Varadouro, em João Pessoa, reunirá lideranças do movimento negro para construir a programação do Festival das Negritudes no Contexto Cultural Paraibano.

 

Sua participação é fundamental para enriquecer esse diálogo coletivo. Venha fazer parte dessa construção!


quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Movimento Negro no Fortalecimento da Cultura Paraibana


Comitê de Cultura na Paraíba realiza ação de mobilização com o Movimento Negro para discutir questões referentes à Cultura Paraibana

No dia 4 de outubro, às 19h, na sede da Associação Cultural Balaio Nordeste, localizada na Rua Maciel Pinheiro, 32, no centro de João Pessoa, o Comitê de Cultura na Paraíba realizará uma ação de mobilização com o Movimento Negro para discutir questões referentes à Cultura Paraibana. A iniciativa é aberta ao público e tem como objetivo reunir lideranças do movimento negro de João Pessoa para ouvir suas demandas sobre políticas culturais, temas transversais e a agenda nacional estratégica. O encontro também servirá para divulgar a Semana das Negritudes, que acontecerá em novembro de 2024, com o Comitê de Cultura atuando como espaço de mediação.

Sobre os Comitês: São uma iniciativa do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), lançado pela Secretaria dos Comitês de Cultura e vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Em todos os estados brasileiros os comitês visam ampliar o alcance das políticas públicas culturais, fortalecer a democracia e fomentar a participação cidadã, tanto nas políticas socioculturais quanto no âmbito do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Rede: Na Paraíba a rede é composta pela Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBN) de João Pessoa, Centro de Formação Humana e Social (CENFHS) de Campina Grande e Academia Princesense de Letras e Artes (APLA) de Princesa Isabel. A atuação é a partir de quatro eixos: mobilização e redes, formação, apoio e assessoramento e comunicação social. As atividades dos Comitês são direcionadas para atores culturais, com especial atenção para mulheres, pessoas LGBTQIAPNB+, negros, indígenas, culturas populares e PCDs. Essa atenção será direcionada para territórios prioritários sediados por João Pessoa, por Campina Grande e por Princesa Isabel.

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Comitê de Cultura na Paraíba se reúne sexta-feira (27) com Agentes Culturais de Pedras de Fogo

 

Comitê de Cultura na Paraíba se reúne sexta-feira (27) com Agentes Culturais de Pedras de Fogo

 

A comunidade cultural de Pedras de fogo se reunirá com Comitê de Cultura na próxima sexta-feira, dia 27 às 15h. O evento acontecerá no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O objetivo é escutar e discutir sobre necessidades desses agentes e motivá-los a agir coletivamente em prol de causas comuns e atingir objetivos específicos no âmbito cultural.

Essa será a primeira reunião na cidade de Pedras de Fogo, a partir da escutas dos agentes culturais, o Comitê de Cultura pretende fazer um planejamento de como intervir no local de modo que possa contemplar as necessidades culturais desses agentes.

As atividades do Comitê serão direcionadas para atores culturais, com especial atenção para mulheres, pessoas LGBTQIAPNB+, negros, indígenas e PCDs. Essa atenção será direcionada para territórios prioritários sediados por João Pessoa, por Campina Grande e por Princesa Isabel.

O Comitê de Cultura é composto por redes e agentes que incluem coletivos, instituições e representantes do poder público, articulados por organizações da sociedade civil. Essas entidades articuladoras foram selecionadas por meio de editais e estabeleceram parcerias com o Ministério da Cultura para realizar diversas atividades culturais.

Na Paraíba a rede é composta pela Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBL) de João Pessoa, Centro de Formação Humana e Social (CENFHS) de Campina Grande e Academia Princesense Letras e Artes (APLA) de Princesa Isabel. A atuação é a partir de quatro eixos: mobilização e redes, formação, apoio e assessoramento, e comunicação social.

Os comitês são uma iniciativa do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), lançado pela Secretaria dos Comitês de Cultura e vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Em todos os estados brasileiros os comitês visam ampliar o alcance das políticas públicas culturais, fortalecer a democracia e fomentar a participação cidadã, tanto nas políticas socioculturais quanto no âmbito do Sistema Nacional de Cultura (SNC). Por meio do PNCC, busca-se criar um ambiente mais inclusivo e participativo, onde a sociedade pode contribuir ativamente para a formulação e implementação de políticas culturais.


Geanne Lima

Assessoria

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Projeto Música para Todos integra a Programação do Festival Alumiô e leva a Cultura Nordestina ao Centro Histórico


Projeto Música para Todos integra a Programação do Festival Alumiô e leva a Cultura Nordestina ao Centro Histórico


No próximo sábado (21), o Projeto Música para Todos estará presente dentro do Festival Alumiô. As atrações do Projeto serão realizadas na Praça Antenor Navarro, no Centro Histórico, a partir das 19h. A iniciativa destaca artistas que celebram a cultura paraibana e nordestina.

Promovido pela Associação Cultural Balaio Nordeste, o projeto conta com recursos da emenda impositiva 047/2023. A Prefeitura Municipal e a FUNJOP também apoiam a iniciativa. Quem comparecer à Praça das Antenor Navarro poderá assistir às apresentações Barca Nau Catarineta de Santa Catarina e Forró Pedro Paz.

“O Música Para Todos não apenas preserva, mas também renova o legado cultural do forró, aproximando gerações e criando novas oportunidades de difusão artística. Ao integrar-se ao Festival Alumiô, o projeto amplia seu alcance e reforça sua missão de manter viva a riqueza cultural nordestina, conectando a comunidade com suas raízes e promovendo o acesso à cultura popular de forma inclusiva e transformadora”, pontuou Katia Regina, Produtora Cultural da Balaio Nordeste.

O Música para Todos busca preservar o Forró como patrimônio cultural, conforme estabelecido pela Lei nº 1972, de 28 de dezembro de 2021, que cria o Calendário Permanente de Cultura Popular. O projeto ainda passará pelos bairros de Mandacaru, Bessa, Funcionários, Valentina e Oitizeiro, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer diversos artistas nordestinos.

Geanne Lima

(83) 99633-7196

Assessoria





quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Comitê de Cultura na Paraíba estará presente na Feira da Diversidade em Mangabeira e no Festival Alumiô neste Sábado


Comitê de Cultura na Paraíba estará presente na Feira da Diversidade em Mangabeira e no Festival Alumiô neste Sábado


Neste sábado, 21 de setembro, o Comitê de Cultura na Paraíba estará presente na 2ª Feira da Diversidade, que acontece no Centro Cultural Mangabeira Tenente Lucena, localizado na Av. Josefa Taveira, S/N. O evento terá início às 13h, com previsão de término às 17h. O Comitê também marcará presença no Festival Alumiô, que será realizado no Largo São Frei Pedro Gonçalves, em frente ao restaurante Vila do Porto, a partir das 17h.

Durante os eventos, o Comitê realizará um mapeamento dos agentes culturais, com o objetivo de discutir propostas futuras que possam fortalecer e valorizar os projetos culturais de cada setor artístico. A ideia do mapeamento é também elaborar estratégias para atender às necessidades específicas do setor cultural, promovendo um ambiente de diálogo e colaboração entre os profissionais da área.

“O mapeamento de agentes culturais é uma ferramenta fundamental para a organização e fortalecimento do setor cultural. Ele permite identificar quem são os indivíduos, grupos e organizações que atuam na produção, promoção e difusão de atividades culturais em uma determinada região”, afirmou Silvana de Ávila, coordenadora metodológica do Comitê de Cultura na Paraíba

Sobre os Comitês - São uma iniciativa do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), lançado pela Secretaria dos Comitês de Cultura e vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Em todos os estados brasileiros os comitês visam ampliar o alcance das políticas públicas culturais, fortalecer a democracia e fomentar a participação cidadã, tanto nas políticas socioculturais quanto no âmbito do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

PNCC - objetiva criar um ambiente mais inclusivo e participativo, onde a sociedade pode contribuir ativamente para a formulação e implementação de políticas culturais. Na Paraíba a rede composta pela Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBL) de João Pessoa, Centro de Formação Humana e Social (CENFHS) de Campina Grande e Academia Princesense de Letras e Artes (APLA) de Princesa Isabel. A atuação é a partir de quatro eixos: mobilização e redes, formação, apoio e assessoramento, e comunicação social. As atividades dos Comitês são direcionadas para atores culturais, com especial atenção para mulheres, população LGBTQIAPNb+, negros, indígenas, culturas populares e PCDs. Essa atenção será direcionada para territórios prioritários sediados por João Pessoa, por Campina Grande e por Princesa Isabel.


terça-feira, 17 de setembro de 2024

Comitê de Cultura na Paraíba promoverá, na sede da Associação Cultural Balaio Nordeste, a terceira roda de conversa do Grupo de Trabalho Mulheres em Articulação sobre a Cultura Paraibana


No dia 18 de setembro, às 14h30, o Comitê de Cultura na Paraíba promoverá, na sede da Associação Cultural Balaio Nordeste, a terceira roda de conversa do Grupo de Trabalho Mulheres em Articulação sobre a Cultura Paraibana (G1). 

A iniciativa propõe que cada participante traga consigo uma nova representatividade, além de apresentar respostas às necessidades dos coletivos dos quais fazem parte e representam.

Participem, vamos construir essa pauta juntas ❤🖤

 


quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Comitê de Cultura na Paraíba realiza 1ª Roda de conversa com Grupo de Trabalho para população LGBTQIAPNB+

 

Comitê de Cultura na Paraíba realiza

1ª Roda de conversa com Grupo de Trabalho para população LGBTQIAPNB+

 

No dia 13 de setembro, às 14h30, na sede do Balaio Nordeste, localizada na Rua Maciel Pinheiro, 32, no centro de João Pessoa, ocorrerá o primeiro encontro do Grupo de Trabalho G2 – Vozes da Diversidade com o Comitê de Cultura na Paraiba. A iniciativa tem como objetivo construir, em conjunto, uma proposta pedagógica que atenda às necessidades dessa população. O propósito é fortalecer o setor cultural LGBTQIAPNB+ e ampliar sua representatividade em esferas políticas e sociais, promovendo um espaço para diálogo e construção coletiva.

Para Silvana de Ávila, coordenadora metodológica do Comitê de Cultura na Paraíba, “a presença da população LGBTQIAPNB+ na cultura é cada vez mais forte, representativa e marcada pela luta de um movimento que se transformou ao longo dos anos, em conjunto com a transformação social do país.” A coordenadora completa: “A diversidade cultural é fundamental para garantir a cidadania cultural. Sendo assim, é indispensável a participação de comunidades diversas no fomento e na elaboração de políticas para o setor, que deve garantir o direito à cultura existir e se transformar junto com sua população, e aí que entra o papel do Comitê, finalizou Silvana.

Sobre os Comitês: São uma iniciativa do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), lançado pela Secretaria dos Comitês de Cultura e vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Em todos os estados brasileiros os comitês visam ampliar o alcance das políticas públicas culturais, fortalecer a democracia e fomentar a participação cidadã, tanto nas políticas socioculturais quanto no âmbito do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Rede: Na Paraíba a rede é composta pela Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBL) de João Pessoa, Centro de Formação Humana e Social (CENFHS) de Campina Grande e Academia Princesense de Letras e Artes (APLA) de Princesa Isabel. A atuação é a partir de quatro eixos: mobilização e redes, formação, apoio e assessoramento, e comunicação social. As atividades dos Comitês são direcionadas para atores culturais, com especial atenção para mulheres, pessoas LGBTQIAPNB+, negros, indígenas, culturas populares e PCDs. Essa atenção será direcionada para territórios prioritários sediados por João Pessoa, por Campina Grande e por Princesa Isabel.

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Comitê de Cultura na Paraíba realizou 2ª roda de conversa com o G1 Grupo de Trabalho para Mulheres em Articulação

Comitê de Cultura na Paraíba realizou 2ª roda de conversa com
o G1 Grupo de Trabalho para Mulheres em Articulação


No dia 4 de setembro, às 14h30, o Comitê de Cultura na Paraíba promoveu, na sede da Balaio Nordeste, a segunda roda de conversa do Grupo de Trabalho Mulheres em Articulação sobre a Cultura Paraibana (G1). A iniciativa propôs um plano de trabalho a partir do que é apresentado enquanto necessidades dos coletivos culturais de mulheres e agentes de trabalho da cultura.

Entre os coletivos participantes, estavam presentes representantes do Teatro do Oprimido, o Projeto Direito de Sonhar, a Aliança Multiétnica, a AFIKA e o Território Ribeirinho da Penha. Todos destacaram suas necessidades em relação à cultura e deram sugestões para mudanças.

A iniciativa reflete o compromisso dos coletivos com o fortalecimento da cultura local e o enfrentamento de questões sociais urgentes, como a violência de gênero, por meio da arte e do trabalho comunitário. O momento também foi discutido a possiblidade de articular um movimento cultural mais forte em alguns bairros, como por exemplo, na Penha.

As mulheres trazem diferentes experiências e visões de mundo, enriquecendo o debate cultural e ampliando a compreensão sobre questões sociais, históricas e artísticas. Essa diversidade de perspectivas permite a construção de uma cultura mais inclusiva e representativa, admite Silvana de Ávila, coordenadora metodológica do Comitê de Cultura na Paraíba.

Sobre os Comitês: São uma iniciativa do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), lançado pela Secretaria dos Comitês de Cultura e vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Em todos os estados brasileiros os comitês visam ampliar o alcance das políticas públicas culturais, fortalecer a democracia e fomentar a participação cidadã, tanto nas políticas socioculturais quanto no âmbito do Sistema Nacional de Cultura (SNC). Rede: Na Paraíba a rede é composta pela Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBL) de João Pessoa, Centro de Formação Humana e Social (CENFHS) de Campina Grande e Academia Princesense de Letras e Artes (APLA) de Princesa Isabel. A atuação é a partir de quatro eixos: mobilização e redes, formação, apoio e assessoramento, e comunicação social. As atividades dos Comitês são direcionadas para atores culturais, com especial atenção para mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, negros, indígenas, culturas populares e PCDs. Essa atenção será direcionada para territórios prioritários sediados por João Pessoa, por Campina Grande e por Princesa Isabel.






segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Comitê de Cultura na Paraíba se reuniu em agosto com a Comunidade LGBTQIAPNB+


Comitê de Cultura na Paraíba se reuniu em agosto com a Comunidade LGBTQIAPNB+


Objetivo foi criar um ambiente mais inclusivo e participativo para debater políticas culturais direcionadas para esse segmento

O Comitê de Cultura na Paraíba recebeu a Comunidade LGBTQIAPNB+ para uma roda de conversa que ocorreu no dia 28 de agosto, na sede da Associação Balaio Nordeste. O objetivo do encontro foi discutir e propor ações que possam fortalecer e valorizar a cultura local da população LGBTQIAPNB+, criando estratégias que promovam a inclusão e a visibilidade.

Essa iniciativa visa fortalecer o setor cultural LGBTQIAPNB+ e ampliar sua representatividade em instâncias políticas e sociais, promovendo um espaço de diálogo e construção coletiva para essa população.

Na ocasião estiveram entre os presentes a representante do Ministério da Cultura na Paraíba, Rejane Nobréga, que falou sobre a importância do comitê no Estado: “o "comitê trabalha com processo de qualificação do debate a partir do seu plano de trabalho, é uma felicidade saber que o Comitê na Paraíba está sendo sediado pela Balaio". Também esteve na ocasião, Cleber Ferreira, Presidente do Movimento do Espírito Lilás (MEL), que afirmou não haver incentivo cultural para população LGBTQIAPNB+, e que as questões burocráticas relacionadas aos editais são excludentes, “É preciso que o poder público olhe para essa população e faça editais mais específicos e com assessorias’, concluiu Cleber. Representantes do Coletivo Maria Quitéria, do Coletivo Independente Fuzze, estudantes da Faculdade de Direito de Santa Rita, também se pronunciaram. A roda de conversa foi mediada pelos integrantes da Balaio Nordeste que mostraram todo o apoio às questões levantadas pela população LGBTQIAPNB+.

Encaminhamentos: O Presidente do Movimento do Espírito Lilás (MEL), propôs que a população LGBTQIAPNB+apresente uma proposta pedagógica para ser desenvolvida em parceria com o Comitê de Cultura. Ficou acordado entre os presentes que no dia 13.09.2024 às 14h nas dependências da Associação Cultural Balaio Nordeste haverá o 1º encontro deste Grupo de Trabalho com a participarão de alguns envolvidos.







quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Comitê de Cultura na Paraíba se reúne nessa quarta-feira com a Comunidade LGBTQIAPN+


Comitê de Cultura na Paraíba se reúne nessa quarta-feira

com a Comunidade LGBTQIAPN+


O Comitê de Cultura na Paraíba recebe a Comunidade LGBTQIAPNb+ para uma roda de conversa que ocorrerá no dia 28 de agosto, às 18h30, na sede da Associação Balaio Nordeste, localizada na R. Maciel Pinheiro, no centro da Capital. O objetivo do encontro é discutir e propor ações que possam fortalecer e valorizar a cultura local da população LGBTQIAPNb+, criando estratégias que promovam a inclusão e a visibilidade

Essa iniciativa visa fortalecer o setor cultural LGBTQIAPNb+ e ampliar sua representatividade em instâncias políticas e sociais, promovendo um espaço de diálogo e construção coletiva para essa população.

“Sendo o objetivo do Comitê de Cultura da Paraíba a construção de ações para o fortalecimento dos movimentos culturais em seus diversos segmentos e dentro de sua diversidade, é impossível realizá-lo sem a participação dos pares que praticam seus processos identitários”, afirmou Lisianne Saraiva Coordenadora do Comitê no Estado.

Sobre os Comitês - São uma iniciativa do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), lançado pela Secretaria dos Comitês de Cultura e vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Em todos os estados brasileiros os comitês visam ampliar o alcance das políticas públicas culturais, fortalecer a democracia e fomentar a participação cidadã, tanto nas políticas socioculturais quanto no âmbito do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

PNCC - objetiva criar um ambiente mais inclusivo e participativo, onde a sociedade pode contribuir ativamente para a formulação e implementação de políticas culturais. Na Paraíba a rede composta pela Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBL) de João Pessoa, Centro de Formação Humana e Social (CENFHS) de Campina Grande e Academia Princesense de Letras e Artes (APLA) de Princesa Isabel. A atuação é a partir de quatro eixos: mobilização e redes, formação, apoio e assessoramento, e comunicação social. As atividades dos Comitês são direcionadas para atores culturais, com especial atenção para mulheres, pessoas LGBTQIAPNb+, negros, indígenas, culturas populares e PCDs. Essa atenção será direcionada para territórios prioritários sediados por João Pessoa, por Campina Grande e por Princesa Isabel.

Balaio Nordeste - Tem a missão de preservar, fomentar e divulgar a produção cultural e artística brasileira, especialmente a nordestina, buscando dar visibilidade aos artistas e aos conteúdos artísticos locais bem como contribuir com a formação profissional, cultural e educacional dos associados, em específico, e do público em geral, favorecendo assim o (re)conhecimento e o fortalecimento da cultura popular na sociedade.

 

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

 

Roda de conversa com coletivos de mulheres é realizada pelo Comitê de Cultura na Paraíba

Na noite de quarta-feira, 14 de agosto, o Comitê de Cultura da Paraíba promoveu uma roda de conversa externa para mulheres atuantes no setor cultural. O objetivo do encontro foi mobilizar lideranças e coletivos de mulheres de toda a Grande João Pessoa

A roda foi mediada por representantes da Associação Balaio Nordeste:  Lisianne Saraiva e Leonilia Magalhães, que fizeram uma apresentação do Programa Nacional de Comitê de Cultura na Paraíba (PNCC). Em seguida foi iniciada uma escuta para saber quais as dúvidas que as participantes tinham sobre a atuação do Comitê.

Na ocasião também estiveram presentes, representante da Associação Cultual de Mulheres Capoeiristas na Paraíba (ACMCP), representante do Escritório do Ministério da Cultura (MinC), na Paraíba, representantes da Secretária de Cultura do Estado e mulheres que trabalham com cultura.

Encaminhamentos: Após a fase de escuta, a Coordenação Geral sugeriu que o coletivo idealizasse uma ação pontual e que fosse formado um grupo dedicado à concepção e execução das iniciativas futuras. A partir daí algumas participantes se voluntariaram para contribuir com as futuras propostas e ações relacionadas as demandas das mulheres no Comitê.

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Comitê de Cultura na Paraíba Promove Roda de Conversa para Coletivo de Mulheres em João Pessoa


 Comitê de Cultura na Paraíba Promove Roda de Conversa para Coletivo de Mulheres em João Pessoa


Nesta quarta-feira, dia 14, o Comitê de Cultura da Paraíba realizará uma roda de conversa voltada para as mulheres atuantes na cultura. O evento acontecerá às 18h30, no auditório do SINTEP, localizado na Rua Prof. José Coelho, 61 – Centro de João Pessoa.

O encontro tem como objetivo mobilizar as lideranças dos coletivos de mulheres de toda a Grande João Pessoa. A iniciativa visa ouvir e levantar as demandas dessas participantes sobre políticas culturais, temas transversais e a agenda nacional estratégica de cultura.

Para Lisianne Saraiva, coordenadora geral do Comitê de Cultura da Paraíba, “a proposta desse evento é reunir os coletivos representados pelas mulheres que fortalecem a cadeia produtiva da cultura na Grande João Pessoa e no estado da Paraíba, para que possamos, coletivamente, pensar em ações, projetos e indicativos de políticas que fortaleçam essa cadeia e revitalizem constantemente essa rede”, afirmou.

A presença das mulheres que constroem e movimentam a cultura local é essencial para o sucesso dessa discussão, que pretende fortalecer as ações do comitê e contribuir para o desenvolvimento cultural e social da região. A proposta da roda de conversa é que a contribuição das mulheres fortaleça o setor cultural e amplie suas representatividades em instâncias políticas e sociais.


Sobre os Comitês: São uma iniciativa do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), lançado pela Secretaria dos Comitês de Cultura e vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Em todos os estados brasileiros os comitês visam ampliar o alcance das políticas públicas culturais, fortalecer a democracia e fomentar a participação cidadã, tanto nas políticas socioculturais quanto no âmbito do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

PNCC, objetiva criar um ambiente mais inclusivo e participativo, onde a sociedade pode contribuir ativamente para a formulação e implementação de políticas culturais. Na Paraíba a rede composta pela Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBL) de João Pessoa, Centro de Formação Humana e Social (CENFHS) de Campina Grande e Academia Princesense de Letras e Artes (APLA) de Princesa Isabel. A atuação é a partir de quatro eixos: mobilização e redes, formação, apoio e assessoramento, e comunicação social. As atividades dos Comitês são direcionadas para atores culturais, com especial atenção para mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, negros, indígenas, culturas populares e PCDs. Essa atenção será direcionada para territórios prioritários sediados por João Pessoa, por Campina Grande e por Princesa Isabel.


Balaio Nordeste: Tem a missão de preservar, fomentar e divulgar a produção cultural e artística brasileira, especialmente a nordestina, buscando dar visibilidade aos artistas e aos conteúdos artísticos locais bem como contribuir com a formação profissional, cultural e educacional dos associados, em específico, e do público em geral, favorecendo assim o (re)conhecimento e o fortalecimento da cultura popular na sociedade.


quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Seminário dos Povos Tradicionais, Comunidades Urbanas e Rurais

 

Será realizado dentro da programação da 10ª edição da Expotec, no dia 09 de agosto de 2024, o Seminário de Comunidades e Povos Tradicionais onde reunirá representantes de organizações da sociedade civil, movimentos sociais e culturais de base, lideranças indígenas, quilombolas, ativistas, entre outros. Para participar basta se inscrever através do link que está na nossa bio.

Durante a realização da Expotec - maior feira de tecnologia do Nordeste, esse seminário vem acontecendo todos os anos no último dia do evento e já está consolidado como um espaço para ideias e soluções de tecnologia que promovam a transformação, inclusão social e digital de comunidades, entidades diversas e dos povos tradicionais.

O seminário terá início às 9 horas com a palestra Direitos e garantias fundamentais das comunidades tradicionais com o Procurador Federal José Godoy Bezerra de Souza . Em seguida, às 10h30min, o debate será com a Presidenta da Companhia Estadual de Habitação Popular- CEHAP, Emília Correia Lima e o Presidente da Confederação Nacional das Associações de Moradores, Getúlio Vargas Júnior.

Após o almoço, 13:30h, os participantes terão a oportunidade de debater sobre o alcance dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável como estratégia para garantia de direitos e o papel do Estado nas comunidades tradicionais com as políticas públicas com a Secretária de Estado do Desenvolvimento Humano SEDH Pollyanna Dutra e Arimateia França, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional- CONSEA-PB. O fechamento do seminário será com o debate sobre Religiosidade e Diversidade nas Comunidades Tradicionais com os ativistas Mariah Marques e Júllius Mariz .


Fonte:https://www.expotec.org.br/noticia/143-seminario-de-comunidades-e-povos-tradicionais-acontece-no-ultimo-dia-da-expotec2024.html








domingo, 4 de agosto de 2024

I Encontro Paraibano de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural

 

I Encontro Paraibano de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural

📅 15 a 17 de agosto de 2024
📍 Fecomércio/Sesc/Senac Paraíba, João Pessoa - PB

Preservando Nossa História, Celebrando Nossa Cultura: Construindo Pontes para o Futuro

Participe deste evento único com palestras, caminhadas, mesas-redondas e oficinas. Junte-se a especialistas e entusiastas para valorizar e preservar nosso patrimônio.

🕒 Horários:
- 16/08: 9h às 17h
- 17/08: 9h às 14h

📲 Inscrições Gratuitas

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Curso gratuíto de incentivo às mulheres em espaços de poder e dicisão


 Estão abertas as inscrições para o curso “O protagonismo das mulheres: passos para a atuação política das mulheres em espaços de poder e decisão”, promovido pelo Ministério das Mulheres, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em formato EaD (Ensino à Distância).


O curso é gratuito e funcionará na modalidade autoinstrucional (acesso às aulas conforme disponibilidade da aluna, sem acompanhamento de tutoras ou orientadoras), com total de 30 horas. As vagas são ilimitadas, com certificado emitido pela Enap, após a conclusão das atividades previstas e pontuação mínima nas avaliações.

As inscrições poderão ser realizadas na plataforma da Escola Virtual de Governo (EVG).

O conteúdo está dividido em 3 módulos: “História da participação política de mulheres em espaços de poder e decisão”; “Políticas de igualdade de gênero e mecanismos de incentivo à participação política de mulheres em espaços de poder e decisão” e “Desafios e barreiras enfrentados pelas mulheres na ocupação de espaços de poder e decisão”.

O curso também passa por temas como o sufrágio feminino, cotas de gênero nos partidos políticos, representatividade das mulheres na política, violência contra as mulheres (misoginia, sexismo, lesbofobia, transfobia) e suas dimensões, violência política de gênero, leis e resoluções que tratam destes assuntos.

O público-alvo inclui integrantes de organizações da sociedade civil, estudantes, servidoras(es) públicas(os) e demais pessoas interessadas na temática, especialmente mulheres em exercício político ou que desejam entrar para a política.

Para mais informações ou dúvidas sobre o curso, escreva para: participacaopolitica.senatp@mulheres.gov.br

quinta-feira, 25 de julho de 2024


Mobilização e escuta no Quilombo do Livramento.

No dia 9 de julho de 2024, o Comitê de Cultura da Paraíba realizou uma ação de mobilização e escuta no Quilombo do Livramento.
Durante a visita, foram apresentados os objetivos do Comitê, seguidos de um debate sobre os projetos, ações e necessidades da comunidade.

Em uma ação de formação, a professora doutoranda em História, Chyara Charlote, ministrou palestra sobre Políticas Públicas Culturais, abordando seu contexto e a força dos movimentos no Brasil.

Essa ação foi coordenada pela Academia Princesense de Letras e Artes, uma organização da sociedade civil (OSC) parceira e integrante do Comitê de Cultura da Paraíba.

 Apresentação do novo Comitê de Cultura na Paraíba

A comunidade cultural da Paraíba foi apresentada ao novo Comitê de Cultura no dia 17 de julho. O evento aconteceu na sede da Associação Cultural Balaio Nordeste, no centro de João Pessoa. Dentre os convidados estavam o Secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Santos, que falou da importância do Comitê para o fomento à cultura; Henrique Sampaio, vice-presidente da Balaio Nordeste; Rejane Nóbrega, representante do Escritório do Ministério da Cultura na Paraíba; Marcus Alves, da Funjope; Denize Sampaio, representando a Balaio Nordeste; e Mestre Fernando Trajano, representante dos Coletivos Populares.


Maracatu Nação Pé de Elefante/Divulgação

Na ocasião, houve apresentações de vários grupos culturais, como Maracatu Nação Pé de Elefante, representantes da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste e AjaMulher. Também houve espaço aberto para os participantes apresentarem suas artes.


O Comitê de Cultura é composto por redes e agentes que incluem coletivos, instituições e representantes do poder público, articulados por organizações da sociedade civil. Essas entidades articuladoras foram selecionadas por meio de editais e estabeleceram parcerias com o Ministério da Cultura para realizar diversas atividades culturais. Na Paraíba, a rede é composta pela Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBL) de João Pessoa, o Centro de Formação Humana e Social (CENFHS) de Campina Grande e a Academia Princesense (APLA) de Princesa Isabel. A atuação se dá a partir de quatro eixos: mobilização e redes, formação, apoio e assessoramento, e comunicação social.

Programa Nacional de Cultura: Os comitês são uma iniciativa do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), lançado pela Secretaria dos Comitês de Cultura e vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Por meio do PNCC, busca-se criar um ambiente mais inclusivo e participativo, onde a sociedade pode contribuir ativamente para a formulação e implementação de políticas culturais.



Assessoria



Mesa solene

Representante da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste 

Cordelista Claudete Gomes

Grupo AjaMulher